quarta-feira, 28 de abril de 2010

“Twitta e Confia”: um encontro que pocou!



Os twitteiros capixabas se reuniram no último sábado (24) para discutir as recentes implicações da “twittosfera” capixaba. A crescente adesão de pessoas e instituições (privadas e públicas) à ferramenta, além da proximidade do processo eleitoral puxaram as discussões que aconteceram na @KaffaCafeteria, próximo à Rua da Lama – local que é ponto de encontro de parte desta “twittosfera”.

O evento contou com cinco exposições de feras do mercado: o desenvolvedor em PHP @Ale_Borba com as dicas e ferramentas para Twitter; o blogueiro “profissional” @Bobolhando sobre como trabalhar sua imagem na rede social, o publicitário @AndreDamasceno falou sobre o futuro do twitter; o professor universitário @FabioMalini abordou o jornalismo de #HashTag e o jornalista @NandoMendes comentou sobre a relação nem sempre pacífica entre os políticos e os twitteiros.

Vamos começar pelo assunto que rendeu as discussões mais acaloradas: o twitter e a política. As derrapadas de alguns políticos na rede – um dos casos mais comentados foram os tweets do prefeito de Vila Velha @NeucimarFraga – e o uso (ou não) de assessores polarizam a discussão. O jornalista @NandoMendes fez uma abordagem sobre o atual cenário que conta cada vez mais com a participação dos pretensos candidatos na rede.

Outro tema que mobilizou a turma da “twittosfera” capixaba foi o uso das várias ferramentas disponíveis para o Twitter. Apesar da grande maioria das pessoas estarem familiarizadas com os termos da rede social – é follow para cá, hashtag para lá –, @Ale_Borba explicou as funcionalidade básicos e passou uma série de dicas, tanto para os usuários de PCs, MACs, celulares e até o IPhone. Você pode conferir os slides “inéditos” da apresentação no link: http://www.slideshare.net/aleborba/twicontro-es

O blogueiro @Bobolhando (também conhecido como Rogério Lima) elucidou as dúvidas daqueles que ainda não descobriram como trabalhar a imagem na ferramenta. Ele alertou que antes de entrar no twitter é preciso saber o que você quer. Com a experiência do blog “Bobolhando” (http://bobolhando.com.br), o profissional de redes sociais falou também da importância de ampliar os contatos também no mundo real. O problema é o tempo já que ele mantém 18 contas no Twitter, dois sites e quatro blogs. Haja conteúdo.

O publicitário @AndreDamasceno comentou a tendência do mercado de marketing em “cavar” novas oportunidades na rede. Fundador do blog “O Melhor do Marketing” (http://omelhordomarketing.com.br), alertou que é preciso saber gerar conteúdo, mas com qualidade. “Nada de uma chuva de links – a não ser que esteja propondo isso”, resumiu.

Já o professor universitário @FabioMalini – um dos principais especialistas capixabas em redes sociais – trouxe um novo conceito para a discussão: o jornalismo de #HashTag. Usando como exemplo o recente caso das eleições iranianas, @FabioMalini projetou que essa deverá ser os alicerces do jornalismo nos próximos anos – com a perda de poder dos jornalistas sobre a criação exclusiva de conteúdo, dividido agora com a twittosfera.

No final do encontro foram sorteados brindes de apoiadores do evento, desde o mais recente livro de especialista em redes sociais @AndreTelles, “Geração Digital”, às disputadas canecas da agência @IdeiasSA. Não acabei levando nenhum deles, mas pela troca de informações e os debates, poderemos acompanhar novos Twicontro – este foi apenas o segundo. Essa história vai longe.

Antes de encerrar, os nossos agradecimentos à organização do evento: @PlinioMkt, @DianaPaula, @BrunoUnix e @NayaraEvelyn. E aos muitos amigos presentes, entre eles, @nerter, @TSaeter e @TrickMonteiro.

Veja as fotos do evento: http://www.flickr.com/photos/46438237@N03/
Slides sobre análise do mercado das redes sociais: http://www.slideshare.net/PlinioMKT/anlise-do-mercado-das-redes-sociais-3850543

4 comentários:

  1. Ei, Thiara, blz? Legal, gostei da sua cobertura do evento. :)

    Infelizmente, não pude ir, por motivos de trabalho. Mas fico feliz que tenha gostado, e que venham muitos outros TwicontroES (e outros eventos tb) por aí! :)

    Bjs,
    Diana

    ResponderExcluir
  2. Thiara, parabéns pelo post, explicou muito bem e de forma resumida tudo o que foi abordado no twicontro. Obrigado por compartilhar o link da apresentação e espero que seja útil para todos.
    Com certeza virão outros, e com o feedback positivo que tive palestrarei mais vezes no que estiver dentro do meu conhecimento.
    No encontro rolaram muitos contatos e provavelmente sairá dele um #BarCampES sobre o tema Seg. da Informação e Internet nas Empresas, onde alguns dos palestrantes do twicontro também já manisfestaram interesse em participar.
    No mais,
    Vamo que vamo!!
    @ale_borba

    ResponderExcluir
  3. http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=5647

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post muito legal. As fotos que você citou foi eu quem tirou.

    Valeu e parabéns!

    ResponderExcluir